... A cena Política!

Por enquanto vivemos um grande espetáculo: A cena Política!
 Essa semana é uma das mais tensas, eu diria. Não para mim, mas para os inúmeros candidatos a cargos políticos. Eu costumo observar bastante, fundamentalmente o comportamento humano, o que levam as pessoas a formarem o seu própio caráter,por exemplo. O que eu notei é que o caráter muda muito facilmente, principalmente diante de interesses individuais. Vocês poderiam me perguntar qual  seria minha expectativa para o próximo dia 3 de outubro? Na verdade estou muito tranquilo, sou mesário, contribuo  para a democracia deste país, cabe a mim, por tanto uma postura neutra, sem maiores manifestações, mesmo tendo inúmeros motivos pra expressar minha indignação.
Eu avalio a política paraibana num contexto global, onde temos as seguintes personagens: O povo, por sua vez, ao invés de protagonistas, são coadjuvantes. Isso por que diante das desigualdades, do medo, da falta de recurso, assistem a democracia, ou o que  se chamam de democracia, de braços cruzados, aceitando esmolas dos protagonistas da cena. O Voto símbolo democrático perdeu seu valor,sendo facilmente transformado em moeda de troca. O "Candidato-dinheiro" invade a cena e se transforma no protagonista do espetáculo e de forma descarada formam seu eleitorado. E tem duas moedas viu, não sei se de mesmo valor monetário. Ou três, quem sabe! Inúmeras... tenho dito! Reais, doláres, euros, libras, não seria exagero. O "candidato-dinheiro" não mede esforços para conseguir seu objetivo! E o povo? os catadores de lixo? os desprovidos de informação? Esses são vitimados e facilmente abduzidos para a nave mãe da alienação.
Seria uma unanimidade? Diria que como num exame de DNA, caberia a certeza de 99,999%. Mas até isso,  o "candidato-dinheiro" viola, Até exames de DNA? Até. Notamos que essa postura é genuinamente adquirida, mantida e transmitida para as demais gerações do ciclo existente.Por outro lado o povo continua lá, em sua extrema carência, iludido, na esperança de conseguir uma oportunidade, de viver uma vida digna, de ter um salário miseravelmente mínimo. Ou quem sabe ser bem feliz ganhando uma bolsa família! Não é esse o nome de batismo do programa social? Olha que chiquérrimo!!! programa social, ao invés de esmolas. 
Cabe mais personagens na política paraibana ? acredito que tem alguns "figurantes", que realmente enxergam o erro e sua banalização, mas pela condição de figurante, nem ao menos tem o direito de falar na cena, sendo muitas vezes vítima de ameaças e submissão! Outros ousam prestar um concurso público, noites e noites claras de estudo, mas continuam figurantes por que não são convocados pelo "governante-dinheiro", ah deixa eu explicar este: Os "governantes-dinheiro" são os ex- "candidatos-dinheiro", que foram eleitos nas cenas passadas.
Até na mídia os horários são distintos, o candidato-dinheiro A e B tem maior tempo, enquanto os figurantes... Pobres figurantes... não podem se expressar, correm, engolem vocábulos, de maneira desesperada tentam dar seu recado. Tanto esforço... por fim, são cortados da cena.
A mente dos paraibanos está muito direcionada, parece que não existem outros caminhos, será que a política virou mega-sena? Ou seja, muitos dizem que só vão votar, que só apostam nos candidatos que lideram as pesquisas, o que é um verdadeiro sentimento de conformismo e de mediocridade.Pesquisas que muitas vezes o candidato dinheiro compra. Que Candidato danado, o candidato Dinheiro $$$$$ Pooxaaa...
Esse cenário não é apenas montado na Paraíba, eu diria que ele virou espetáculo nacional, com inúmeras turnês, ninguém mais segura esse sucesso descabido, fruto da miserável condição da maior parte da população brasileira, que não tem outras opções. Escravos do século XXI !!
Eu sou "figurante" na Cena, mas falei !!!

Denyson Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas